LivrosGIDs

Acesse abaixo as principais publicações realizadas por pesquisadores do GIDs 
Boa leitura!

2020

CapaACS.jpg

ALMANAQUE ACS CAMPINA GRANDE: Perfil profissional na identificação das situações de risco a Covid-19

Organizador por:

Xisto Souza Júnior

Martha Priscila Bezerra Pereira

Anselmo Ribeiro Lopes

Samara Cristina do Nascimento Azevedo

Arianna Silveira Santos

O ano de 2020 será marcado por uma mudança significativa nas práticas sociais de todos os segmentos da sociedade civil devido a expansão da Covid-19. A falta de tecnologia e conhecimento científico capazes de diagnosticar e prevenir a proliferação desta doença resultou na única decisão emergencial possível de ser adotada pelos gestores: o isolamento social. Estudiosos apontam que as incertezas quanto ao retorno das normalidades das atividades sociais, mesmo com o início da vacinação, estarão presentes no cotidiano social demandando o desenvolvimento de competências e habilidades sociais enquanto instrumentos de adaptação a nova realidade. Inseridos nesse contexto, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) demandam uma atenção especial por se caracterizarem como a principal conexão entre a sociedade e a gestão municipal no controle da difusão da Covid-19. Foi com base nesse entendimento que desenvolvemos ao longo de 2020 uma atividade de extensão voltada para qualificação dos agentes sociais no tocante ao desenvolvimento de competências e habilidades sociais para percepção das situações de risco à saúde. Esta atividade, além de ter possibilitado a criação de uma aplicativo de análise espacial dos casos de Covid-19 na cidade de Campina Grande-PB, resultou na elaboração desta cartilha, a qual tem como público alvo os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os usuários em geral.

Sem título-1.jpg

A importância e significado dos grupos de pesquisa na qualificação do profissional de Geografia: da reflexão dos desafios aos relatos de experiência

Organizador por:

Xisto Souza Júnior

Martha Priscila Bezerra Pereira

Os textos correspondem a relatos de experiências das atividades desenvolvidas por diversos grupos que atuam na área de Geografia em Universidades da Região Nordeste do Brasil assim como relatos de experiências de alunos egressos dos grupos sendo os textos ao mesmo tempo convergentes e divergentes, pois se aproximam na medida em que enfatizam a personalidade criativos individuais que modelam o perfil específico do grupo e se distanciam na estrutura organizacional decorrente da natureza e propósito do grupo tanto para a academia como para a sociedade na qual realiza suas atividades de pesquisa e extensão. No que se refere ao perfil específico os grupos convergem na valorização do espírito de iniciativa, confiança recíproca entre os integrantes, independente da função no grupo, dedicação, flexibilidade, orientação para valorização da criatividade, competitividade com os grupos concorrentes, mas solidariedade com os membros do grupo e, por fim, capacidade organizativa a partir do estímulo a criação de laços afetivos entre os integrantes. Conforme atestado no prefácio redigido pela Profa. Dra Rosa Ester Rossini “a publicação “A importância e significado dos Grupos de Pesquisa na Qualificação do Profissional de Geografia: da reflexão dos desafios aos relatos de experiência” é oportuna e reveladora do mundo das ideias e do conhecimento adquirido em benefício da procura de soluções que não só mostrem a realidade contemporânea como indiquem os caminhos possíveis tanto para a diminuição das desigualdades como para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas”.

2019

LivroSaude2.jpg

Ambiente e Saúde: pensar, aplicar e agir

"…a presente coletânea congrega uma discussão multinível sobre a dinâmica das dimensões ambientais que condicionam a saúde humana, maioritariamente ampliadas por causas antrópicas às quais se associam a fragilidade de algumas políticas de ordenamento e de gestão territorial. Perante as mudanças ambientais geradas pelos modos de vida e pelos diferentes projetos preconizados para o território, a obra, no seu conjunto, também questiona a qualidade das soluções produzidas pelos poderes públicos no confronto com a complexidade das necessidades evidenciadas a diferentes escalas, sublinhando a importância dos investimentos e das respostas informativas e educativas que devem acompanhar programas de prevenção e de promoção da saúde…"

(Texto retirado do prefácio redigido por Paulo Nossa)

Nesta obra, os professores Xisto Souza Júnior e Martha Pereira publicam um capítulo intitulado: Paisagem, ambiente e desenvolvimento: uma análise geográfica do uso do turismo para promoção da saúde

2018

R$ 30,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *